Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da Esmam?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

A Escola Superior da Magistratura, através do Conselho Editorial e do selo editorial “Edições Esmam” mantém chamada permanente para a publicação de artigos inéditos em sua revista científica: Revista da Esmam.

A Comissão Editorial da Revista estabelece as seguintes diretrizes para os autores:

 

1 CONDIÇÕES PARA RECEBIMENTO


a) Do envio de Artigos:

A Revista da Esmam, recebe artigos para análise e publicação. 

Os artigos devem ser encaminhados por meio do link: https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/about/submissions#onlineSubmissions

b) Das submissões:

Para iniciar o processo de submissão de artigos basta se cadastrar na página principal da revista, clicar em CADASTRO. Nesse cadastro, marque a opção “Autor”: Pode submeter à revista" (última opção do formulário). Ao finalizar o cadastro, acesse o site com seu login e senha, clique em AUTOR. A seguir, inicie a submissão do artigo seguindo os cinco passos indicados pelo sistema.

c)Tipo de Arquivo: Deve ser encaminhado em formato Editável. São admitidos arquivos com extensões: DOC, DOCX, RTF e ODT.

d)Requisitos do Artigo: Os artigos serão apreciados pelo Corpo de Pareceristas, através do sistema blind review, ou seja, os autores não são identificados em nenhuma fase da avaliação. Os artigos deverão ter de 10 a 20 páginas, incluindo o resumo e as referências.

 

2 FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS


As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma NBR 6022:2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para apresentação de artigos científicos, bem como formatação estética da publicação.

Os artigos devem ser digitados com fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e texto justificado. A configuração da página deve ser feita no padrão A4 (210 mm X 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

 

Os textos submetidos deverão conter:

2.1 Elementos Pré-Textuais

 a) Título e subtítulo (se houver) - deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado;

 b) Dados do AutorO(s) nome(s) do(s) autor (es) e coautor(es) deverão ser escritos, por extenso, abaixo do título, com apenas as iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, alinhados na margem direita, em letras minúsculas, sinalizado pelo símbolo asterisco (*) para indicação em nota de rodapé. No caso de mais de um autor, colocar um nome abaixo do outro em ordem alfabética.

- A coautoria será possível até no máximo 3 (três) autores.

- Identificar em nota de rodapé os seguintes dados sobre o(s) autor (es): titulação; instituição; profissão, cargo/função que desempenha(m) e e-mail.

 c) Resumo – deve ser incluído um resumo informativo (ABNT NBR 6028:2003 – Resumo), de aproximadamente 250 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhas simples e precedido da palavra Resumo negritada e margeada à esquerda. Texto conciso e redigido em parágrafo único.

 d) Palavras-chave – termos indicativos do conteúdo do artigo. Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: seguido de dois pontos, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Separar as palavras-chave do resumo com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

 

2. 2 Elementos Textuais


São considerados elementos textuais:

A INTRODUÇÃO, deverá ser a primeira seção do texto, em maiúscula, negritada e margeada à esquerda.

O DESENVOLVIMENTO, por ser a parte mais extensa do texto de um trabalho, divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento.

A CONCLUSÃO, deverá responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses traçadas ao longo do trabalho.

 2.2.1 Sobre as Citações

Para a menção de uma informação, a partir de citações ao longo do texto, deverá ser elaboradas em conformidade com a NBR 10520: 2002, da ABNT. As citações curtas e longas deverão ser apresentadas pelo SISTEMA AUTOR-DATA, segundo o qual emprega, entre parênteses, o sobrenome do autor ou o título de entrada, seguido pela data e a(as) página(s), da publicação da qual se retirou o trecho transcrito. Por exemplo: Conforme Rawls (2003, p. 14) “um importante aspecto da justiça como eqüidade é que nela a estrutura básica é o objeto primário da justiça política […]” ou (RAWLS, 2003, p.14).

 

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

 

Os elementos pós-textuais são constituídos de:

  1. Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (inglês);

  2. Resumo em língua estrangeira (Abstract). A palavra Abstract deve ser negritada e margeada à esquerda.

  3. Palavras-chave (Keywords) – Tradução das palavras-chave em língua estrangeira;

  4. Notas – A expressão Notas deverá aparecer logo após a tradução das palavras-chave, negritada e margeada à esquerda. As notas são usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. A numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaço simples entrelinhas. Exemplo:

                  Notas

                 ¹ Numeradas em algarismos arábicos. No corpo do texto, utilizar chamada com numeração em sobrescrito.

  1. Referências - deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023:2002 – Informação e Documentação: Referências, elaboração da ABNT. O título da obra (título da revista, livro, entre outros) em itálico, evitando o uso do negrito ou sublinhado. As referências devem conter todos os dados necessários à identificação da pub licação.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS


a) Não serão publicados artigos com menos de 10 (dez) ou com mais de 20 (vinte) páginas e que façam mera reprodução de pareceres ou discursos;

b)Não será editado mais de um artigo do mesmo autor, em um único número da revista;

c) O autor não receberá qualquer remuneração pela cessão e publicação de artigo;

d) Ao encaminhar os originais, o (s) autor (es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista da Esmam;

e) Não paginar o artigo;

f) Não serão aceitos artigos com Citações em Nota de Rodapé;

g) A revisão gramatical é de exclusiva responsabilidade do autor.

 

 

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.